Análise Tintas AK True Metal

Olá pessoal! Recentemente adquiri um lote com dez cores da famosíssima linha “True Metal” da AK Interactive. Desde o lançamento do produto, uns dois anos atrás, sempre fui doido pra testá-las, e através do meu grande amigo Milton Overdark, finalmente consegui adquirir meus exemplares do produto.

IMG_9823.JPG

Comprei dez cores

Lançadas em conjunto com a linha Xtreme Metal da mesma fabricante, as True Metal tem como principal característica a consistência pastosa e extremamente concentrada, tendo como objetivo o uso principal no pincel, ao contrário da Xtreme, que é disponibilizada pronta para uso exclusivo no aerógrafo.

Várias cores estão disponíveis, sendo elas: Gun Metal, Cooper, Old Bronze, Metal Blue, Metal Purple, Gold, Aluminium, Steel, Iron, Silver, Brass e Dark Aluminium.

EMBALAGEM:

As tintas True Metal são acondicionadas em bisnagas metálicas de aparência semelhante às de tintas óleo. Apesar da praticidade, aí entra um ponto bem negativo do produto: ao menor dos apertões, uma grande quantidade de tinta literalmente irá jorrar para fora na próxima vez que a tampa for aberta! Dificilmente esse conteúdo perdido conseguirá voltar para dentro da embalagem, portanto, todo cuidado no manuseio e no armazenamento é pouco. Cada bisnaga tem 20ml de conteúdo.

UTILIZANDO O PRODUTO:

Apesar  de ter como principal objetivo o uso no pincel, as tintas se mostraram excelentes (e até mesmo superiores) sendo aplicadas com aerógrafo. Ao fim deste artigo estará disponível o vídeo com o processo detalhado de aplicação da tinta.

  • Das dez cores que tenho disponíveis escolhi apenas quatro para o teste. Elas são: ALUMINIUM, STEEL, IRON e OLD BRONZE. Para o teste pintei chapas de plasticard com tinta brilhante de cor preta da Humbrol. Dividi a chapa com uma fita tamiya a fim de exemplificar a diferença nas tonalidades com e sem o polimento.
  • Para uso no aerógrafo as tintas foram diluídas em terebintina.

ALUMINIUM:

IMG_9773.JPG

Sem dúvida é uma das cores mais cobiçadas e mais utilizadas. Me perdi bastante na aplicação com pincel, talvez por minha inexperiência em pinturas de grandes áreas com esta ferramenta (costumo utilizar o pincel apenas para pequenos detalhes). Após secagem de aproximadamente 30 minutos fiz o polimento com um pedacinho de algodão. Polindo, o brilho fica muito mais intensificado. É necessário tomar cuidado ao polir a tinta aplicada com pincel para não remover excessivamente durante o processo.

No aerógrafo a aplicação foi complicada pois eu usei uma pressão muito baixa para este tipo de tinta (20psi). Aumentando para 35psi o processo de pintura foi muito simples e o resultado impecável. Em questão de minutos a chapa já estava completamente seca, enquanto a chapa pintada com pincel ainda estava fresca ao toque. Polir a tinta aplicada no aerógrafo foi prazeroso e simples. Ao contrário do encontrado no pincel, a tinta não saiu e o resultado foi bem uniforme.

IRON:

IMG_9782.JPG

A aplicação desta cor foi mais simples no pincel, mas ainda assim me perdi durante o processo, deixando muitas marcas de pincel na chapa. Após a secagem o brilho se intensificou porém de maneira mais moderada.

No aerógrafo, utilizando a pressão adequada a pintura foi simples e ficou bem uniforme. O polimento foi simples de realizar.

STEEL:

img_9784

Como as duas cores já vistas, a pintura no pincel deixou certas marcas na chapa teste. Com polimento, um brilho intermediário entre o Aluminium e o Iron foi descoberto.

No aerógrafo, aplicação e polimento muito fáceis de fazer.

OLD BRONZE:

img_9785

Percebi que as tintas ‘coloridas’ são bem mais complexas de serem aplicadas no pincel. Foi muito frustrante tentar pintar a chapa teste com essa cor. Após secagem, muita tinta saiu durante o polimento, sendo o resultado final um completo desastre.

No aerógrafo a situação foi completamente diferente. Com aplicação rápida e fácil, o polimento trouxe à tona uma cor linda e com brilho no ponto ideal. Gostei muito!

PONTOS POSITIVOS:

  • Brilho exuberante
  • Cores lisas
  • Facilidade na aplicação
  • Rendem muito

PONTOS NEGATIVOS:

  • A tinta sai muito fácil durante o polimento quando aplicada no pincel, mesmo após dias de secagem
  • Preço elevado
  • Dificuldade de encontrá-la no mercado nacional

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

As tintas True Metal foram realmente uma surpresa para mim. Na pintura de pequenos detalhes eu me surpreendi com a qualidade e praticidade do produto. Quando já estava me decepcionando com os resultados negativos encontrados no pincel em áreas grandes, descobri que elas são simplesmente fantásticas quando diluídas e aplicadas no aerógrafo.

IMG_9819.JPG

My precious!!!

Como dito, no pincel elas são ‘chatas’ e possuem exigem adaptação. O polimento deve ser feito com muito cuidado pois mesmo após vários dias de secagem, a tinta sai quando esfregada em excesso, por mais cuidadoso que você seja. No aerógrafo o produto surpreende em muito com sua secagem rápida, fácil aplicação, excelente cobertura e facilidade no polimento.

O grande problema, no entanto, é encontrar estas tintas à preço justo. No comércio nacional estas tintas são praticamente inexistentes. Quando algum vendedor as disponibiliza o preço é sempre muito elevado ou então a compra é na verdade um intermédio com lojas europeias, motivo pelo qual eu recomendo a compra direta, sem intermédios, no exterior, reduzindo e muito o preço final.

Lá é possível encontrar as True Metal em lojas diversas (principalmente as europeias, tendo em vista que o produto é fabricado na Espanha). Eu recomendo fortemente a loja oficial da AK Interactive (clique aqui para acessar o site), onde elas estão disponíveis por cerca de R$ 22+ frete ou no eBay, onde é possível encontrá-las com frete gratuito por aproximadamente R$ 35/unidade (clique aqui para acessar). Em modalidades com frete pago, o preço acaba saindo mais em conta.

TESTE EM VÍDEO:

Gostei muito do produto e espero que todos vocês tenham a oportunidade de ter ao menos uma True Metal na bancada. Agradeço ao Milton Overdark pelo intermédio na compra das tintas junto à AK.

Até a próxima!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s