Review – Tamiya F-51D Mustang 1/48

IMG_8669O North American P-51 Mustang foi um caça norte-americano de longo alcance usado na Segunda Guerra Mundial, Guerra da Coréia e em alguns outros conflitos pelo mundo.

Cerca de 4.950 aeronaves foram derrubadas por pilotos de Mustang durante o conflito na Europa.

O avião foi concebido, projetado e construído pela North American Aviation. O protótipo voou pela primeira vez em 26 de outubro de 1940. Originalmente equipado com um motor Allison V-1710, sua versão definitiva, o P-51D, recebeu um motor Packard V-1650-7, uma versão do Rolls-Royce Merlin produzido sob licença nos EUA.

F-51D_18th_FBG_Korea.jpg

Mustang durante a Guerra na Coréia

No início da Guerra da Coreia, o Mustang era o principal caça até que aeronaves a jato chegaram ao front. A versão retratada neste kit é uma delas, com a designação F-51D, podendo ser equipada com foguetes sob as asas.

O KIT:

IMG_8669

O kit é formidavelmente injetado e fabricado pela renomada marca japonesa Tamiya na escala 1:48. A caixa  apresenta em seu artbox a versão com boca de tubarão. Como de padrão da fabricante, nas laterais da caixa podemos observar as outras versões disponíveis neste kit:

Ao abrirmos a caixa encontramos duas bags de plástico injetado na cor cinza, uma bag de acrílicos transparentes e um manual de instruções:

IMG_8670

Na primeira bag encontramos peças referentes à estrutura em geral do avião bem como uma pequena árvore contendo as peças do conjunto motopropulsor e também dos armamentos disponíveis para a aeronave.

IMG_8674

De cara o modelo impressiona pela rica quantidade de detalhes bem injetados em todas as peças:

Prosseguindo com as árvores, na segunda bag encontramos as peças referentes às asas e demais sistemas da aeronave. Sem nenhuma proteção, a folha de decalque é acomodada junto com as peças injetadas.

IMG_8689

O que chama a atenção nesta bag são os flaps, que podem ser montados tanto na posição recolhida quanto totalmente defletidos, um grande atrativo para o modelo!

A folha de decalque é de boa qualidade e aparentemente não apresentará problemas na aplicação. Como dito acima, três versões estão disponíveis, sendo que a impressão é da própria Tamiya.

IMG_8700.JPG

Na bag de acrílicos, encontramos uma pequena folha de decalque para o painel de instrumentos e duas opções de bolha, conforme indicação do manual para cada possibilidade. As peças não apresentam manchas, riscos ou qualquer outra inconformidade.

O manual, como todo kit desta fabricante, é uma obra prima à parte. Com instruções em Japonês, Chinês, Espanhol, Alemão e em Inglês, oito folhas impressas em escala de cinza mostram com clareza e sem complicações os caminhos a serem trilhados durante a montagem.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Se tratando de um kit que custa pouco menos que R$ 100, este F-51D é uma obra prima da Tamiya. Com riqueza de detalhes, opção de flaps defletidos e ausência de rebarbas ou peças empenadas, o modelo é uma boa pedida para momentos de diversão na bancada. Por ser exatamente a mesma aeronave que operou durante a Segunda Guerra Mundial, o modelista tem a opção de adquirir uma folha de decalques à parte e montar a versão que mais lhe agrade.

REVIEW EM VÍDEO:

LIMA LOGO

 

 

A Lima Hobbies está com uma linha completa de produtos da TAMIYA em estoque, indo desde kits em geral até tintas e demais insumos tão requisitados na bancada de trabalho. Ainda, a loja conta com uma infinidade de opções para plastimodelismo e demais hobbies. Para conhecer os produtos e serviços acesse o site da Lima ou confira presencialmente no Shopping Estação, em Curitiba/PR.

 

 

A equipe do Tom Plasti dá as boas vindas à Lima Hobbies e agradece pela confiança em nossos trabalhos. Em breve a montagem passo-a-passo deste e de outros kits estarão disponíveis em nossas páginas.

Até a próxima!!

Anúncios

2 comentários sobre “Review – Tamiya F-51D Mustang 1/48

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s