IX Open Superkits de Plastimodelismo é sucesso em Curitiba.

IMG_3205Nona edição do tradicional evento reuniu expositores e atraiu centenas de visitantes que puderam apreciar belíssimos modelos.

Nós estivemos por lá e tudo que rolou você confere com exclusividade no Tom Plasti:

A 9ª edição do Open Superkits de Plastimodelismo foi mais um sucesso de público em Curitiba durante o primeiro fim de semana do mês de Junho. O salão de eventos do Aeroclube do Paraná foi mais uma vez o local escolhido para acolher a exposição, que reuniu 104 modelistas de todo o país com 560 kits das mais diversas categorias expostos ao público e competindo nas diversas categorias de avaliação.

Contrariando a maioria dos eventos de modelismo, o primeiro dia já foi recheado de atrações e contou com grande presença do público. Aos poucos, expositores chegavam com seus trabalhos e ao realizarem as inscrições, recebiam de presente uma bela toalha com o emblema do clube organizador.

As temáticas  escolhidas para o ano de 2016 foram bastante interessantes. Se tratando de aviação os temas especiais foram FAB 75 anos, Bombardeiros Estratégicos da Guerra Fria e Companhias Aéreas Extintas. Nas embarcações o tema especial ficou por conta de Destróiers. Figuras medievais e Star Trek 50 anos foram os temas escolhidos para as categorias Figuras e Ficção, respectivamente, finalizando com Blindados da América do Sul e T-72 na militaria e Indianápolis 500 e RatRod no automobilismo.

 

IMG_3175

Diorama “Yoda In Dagobah” do modelista Ney Hoffmann

O Superkits teve um carinho especial com o público mais jovem e preparou a categoria “Kids”, onde crianças de até 14 anos puderam concorrer com seus modelos. Outra surpresa positiva foi a categoria unificada durante a avaliação e julgamento, descartando divisão entre iniciantes e competidores da categoria principal. Apesar de parecer uma medida negativa, a unificação impede uma premiação injusta, avaliando verdadeiramente a habilidade do modelista durante o trabalho em seu kit, não o premiando apenas por se considerar um iniciante, fato que ainda acontece com bastante freqüência em opens Brasil à fora.

Apesar da competição pelas medalhas e troféus, o clima era de confraternização e muita alegria. Por todas as partes do grande salão de eventos, diversos grupos de modelistas se reuniam para trocar experiências e bater um papo gostoso sobre o hobby. Na noite do sábado, um saboroso churrasco foi preparado ainda nas dependências do Aeroclube e contou com a presença de muitos modelistas que puderam desfrutar de uma agradável noite regada à boa comida, bons amigos e muito modelismo.

IMG_3139

O evento contou com a presença de diversas lojas, entre elas a Passatempo Hobbies e Modelismo, parceira do grupo Tom Plasti. Modelistas tiveram a oportunidade de adquirir novos kits enquanto estreantes do hobby puderam comprar seus primeiros insumos, como o caso do estudante de aviação Igor Rocha, de 26 anos. Morador de Curitiba, Igor chegou ao Open de mãos vazias e saiu feliz da vida com dois belíssimos kits, um P-47D e um Grumman Tracker, ambos na escala 1:72 (72 vezes menor que o modelo real). Ele afirmou que o Grumman será montado em homenagem à um amigo piloto de avião.

No domingo, a grande concentração de público se deu após o almoço. A tarde fria e chuvosa não espantou os apaixonados por modelismo, que literalmente lotaram o salão de eventos. Por volta das 14h, teve início o julgamento dos modelos participantes do concurso, feito pela própria organização do evento. Uma hora mais tarde, as medalhas começaram a ser repousadas sob os modelos vencedores. Por volta das 16h os vencedores das categorias e das temáticas foram anunciados ao público em uma cerimônia muito emocionante.

IMG_3132

Apesar da belíssima organização, vários modelistas reclamaram o fato de membros da organização e comissão de jurados terem concorrido e ganho prêmios em diversas categorias. Segundo o tesoureiro do clube, Matias Schweizer, o grupo decidiu que como seus membros são afastados de outros centros de modelismo, acabam tendo a oportunidade de participar apenas do próprio evento. O regulamento afirma que os Avaliadores e Membros da Comissão Organizadora estão impedidos apenas de participar do julgamento em categorias nas quais possuam trabalhos expostos.

Após dois dias recheados de muito modelismo os participantes se despediram do evento após as 17h, retornando para suas casas na expectativa da edição de 2017. Uma das temáticas inclusive já foi escolhida, Guerra dos Seis Dias.

IMG_3207

A equipe do Tom Plasti parabeniza o clube Superkits e se mostra à disposição para divulgação e cobertura de edições futuras.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO:

O CLUBE SUPERKITS

Fundado em 2007, o Clube Superkits tem suas atividades voltadas à arte da construção de miniaturas, promovendo a integração de modelistas e a difusão do hobby.

11112811_1021923967818554_6864194895578298626_n

Sua sede física está localizada na rua Frederico Cantarelli nº 44, no bairro das Mercês, em Curitiba e dispõe de uma estrutura especialmente voltada ao modelista, com acervo de revistas, bancada para montagem com mini estufa e expositores, além de área de estar e churrasqueira. Mensalmente, eventos e fóruns de debate, além de campeonatos internos, são promovidos pelo SuperKits.

Para conhecer o clube, entre em contato com seus membros através do site ou página do Facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s