Paciente é salvo através de avião de caça

661Um paciente norueguês precisava com extrema urgência de equipamentos médicos que estavam em um hospital muito longe ou não conseguiria ser submetido à uma cirurgia de emergência. A solução encontrada? Transportar os aparelhos dentro de um caça F-16 da Força Aérea. Confira a reportagem!

A vida de um homem à beira da morte na Noruega foi salva graças a um avião de caça. A equipe médica de uma unidade de saúde na cidade de Bodø, região central do país, pensou rápido ao acionar a aeronave para trazer, de outro hospital, os equipamentos necessários para manter o paciente vivo.

Ele precisava urgentemente de um procedimento especial feito no pulmão e no coração chamado oxigenação da membrana extracorpórea, mas o centro de saúde local não tinha os materiais adequados para realizá-lo.

norway-flight

No entanto, um hospital em Trondheim, a cerca de 280 milhas ao sul, tinha uma máquina disponível. Assim, a equipe médica entrou em contato com a força aérea para obter ajuda no transporte. “Eles não fizeram nenhuma pergunta, exceto de que tamanho a máquina era” contou disse o, médico-chefe do hospital de Trondheim. E o pedido veio justo no momento em que dois caças F-16 estavam preparados para decolar de uma base aérea nas proximidades.

Num outro golpe de sorte, um desses caças já estava equipado com um porão externo, o que permitiu o adequado transporte dos equipamentos.

f16jet

F-16 da Força Aérea Norueguesa

A aeronave voou para Bodø em alta velocidade. “Geralmente, fazemos essa distância em 35 minutos, mas, devido à urgência, pisamos fundo e chegamos em 25 minutos“, disse o chefe do esquadrão de ar, Borge Kleppe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s