C1 Ariete – História, referências e montagem

IVECO-ARIETE-C1-2Muito se vê falar sobre blindados russos, americanos e até israelenses. Chegou a hora de falarmos um pouco do C1 Ariete, o principal MBT do Exército Italiano, em serviço desde 1995. Como de costume, após a história do modelo, trarei uma montagem deste veículo na escala 1/35, obra do modelista Vinícius Pajé.

Vamos lá?

O C1 Ariete é o principal tanque de guerra do exército italiano. Foi desenvolvido pela Iveco-Fiat e Oto Melara. Mais de 200 destes blindados estão atualmente em serviço na Itália.

IVECO-ARIETE-C1-23.jpg

Começou a ser concebido em 1984. Os componentes foram fabricados pelos vários membros do consórcio, tendo o exército italiano colocado uma encomenda para 200 unidades. Os primeiros veículos foram entregues em 1995 e o último foi entregue em 2002.

Como armamento principal o C1 Ariete utiliza um derivado do Leopard Alemão, de 120mm e 44 munições, fabricado na Itália com algumas modificações introduzidas localmente. Ele é giro-estabilizado e permite ao carro de combate disparar em movimento.

Sua blindagem é convencional, com placas soldadas em aço e com a adição de camadas de blindagem especial de características não reveladas.

c1-ariete-mbt-500-22.jpg

A primeira utilização do Ariete pelas forças italianas ocorreu em 2004 quando um destacamento de seis carros de combate foi enviado para o Iraque onde integrou o contingente italiano no sul do País. Os Ariete que foram enviados para o Iraque, foram equipados com blindagem lateral adicional.

838906853.jpg

Ariete em campanha no Iraque, 2004

O Ariete pesa no total 54 toneladas, tem 9,67m de comprimento, sendo que seu cano mede 2,8. Comportando 4 triuplantes, o veículo é impulsionado por um motor V12 Diesel da Fiat, que desenvolve 1247hp. Sendo assim, ele atinge 65 km/h em estrada pavimentada e 30km/h em estrada de terra, num alcance operacional de 550km.

REFERÊNCIAS DO VEÍCULO:

 

O kit montado pelo Vinícius Pajé é fabricado pela Trumpeter e tem excelente qualidade. As tintas usadas foram da Testors. Confira o trabalho:

Quer ver sua montagem aqui no Tom Plasti? Fale conosco! tomplastibr@gmail.com

Espero que tenham gostado, até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s