P-47D Senta a Pua – Montagem passo a passo Pt1

WMPTransition 16032016 143309Sem dúvida alguma um dos caças mais icônicos que já passaram pela Força Aérea Brasileira é o Republic P-47D Thunderbolt, que ostentou as cores do famoso Senta a Pua, o 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB. Para iniciar um novo projeto do site, as montagens passo a passo em vídeo, não consegui pensar em um avião melhor do que este.

Vamos conferir?

O P-47 Thunderbolt, que também ficou conhecido como “Jug”, foi o maior e mais pesado caça monomotor à combustão da história. Sendo um eficiente avião para ataques ao solo e combates aéreos, o Thunderbolt equipou boa parte da frota da USAAF (Força Aérea do Exército dos Estados Unidos) durante a Segunda Guerra Mundial.

p47-senta-a-pua-final.jpg

Sob a versão P-47D, com a capota em bolha, equipou o 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira durante a campanha na Itália, em 1944. A aeronave era equipada com nada menos que oito metralhadoras calibre .50, sendo quatro em cada asa, além de levar bombas e até mesmo lança-foguetes.

IMG_8546

P-47D na Praça do Expedicionário em Curitiba/PR (foto: Tom Plasti)

Com a carga total, o Jug podia decolar com até oito toneladas de peso.

Quem é mais próximo de mim sabe que minha namorada e parceira de modelismo mora em Curitiba, capital do Paraná. Numa das minhas últimas visitas à cidade, fui até a Praça do Expedicionário e pude ver de perto um Thunderbolt do Senta a Pua, que me deixou ainda mais animado para esta montagem. Porém, como tive problemas com minha câmera, resolvi aguardar até poder filmar (com qualidade) o passo a passo da montagem.

IMG_8564

Quem vos fala e um P-47D em Curitiba.

No final de Fevereiro, finalmente, pude começar a montagem. Não irei me delongar muito aqui em texto não, afinal temos o vídeo justamente para isso.

Na primeira parte (mais demorada), você poderá conferir a apresentação do modelo, que é injetado na escala 1/48 pela fabricante coreana Academy, em parceria a distribuidora HTC. O modelo vem com manual em português e decais próprios para a versão brasileira.

Confira a parte um:

 

Já na parte dois desta série de vídeos, você irá conferir toda a etapa da montagem do modelo, desde o cockpit até a finalização com massa putty e lixa:

Confira a parte dois:

 

Na parte três, temos todo o processo de pintura do modelo, com técnicas como pré e pós shading.

Confira a parte três:

 

Logo mais teremos a parte quatro, com a aplicação do verniz brilhante e decalques.

Espero que gostem! Até a próxima!

 

Anúncios

Um comentário sobre “P-47D Senta a Pua – Montagem passo a passo Pt1

  1. Pingback: Montagem – Pintura do P-47D 1/48 « Tom Plasti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s