Tutorial – Mascarando com Panzer Putty

5fb7a827Olá pessoal! Nosso amigo modelista Bruno Zeni fez um tutorial bem legal sobre um produto chamado Panzer Putty, que apesar do nome, não é uma massa para acabamento, mas sim um produto para mascarar pinturas.

Confira na íntegra:Bom pessoal, este é meu primeiro review de algo que faço para algum website, espero poder ajudar.

Vamos falar hoje da Panzer Putty, que é um produto desenvolvido pela americana MXpression, no intuito de ajudar aos modelistas que procuram uma massa moldável para fazer mascaramento para pintura.

Muitos modelistas preferem massas moldáveis na hora de fazer o mascaramento para a camuflagens de seus aviões, helicópteros, tanques, peças de militaria e etc… A solução que tínhamos por aqui é a conhecida massa Pritt Tak e a importada Silly Putty, que é bem difícil de se encontrar.

A Pritt Tak é relativamente fácil de encontrar, custa pouco, mas não é um produto desenvolvido especificamente para o modelismo. Ela é um pouco dura de se manusear e gruda demais, sendo que em muitos casos a sua retirada dos kits é um tanto complicada e
trabalhosa. Para mascaramento dos porões de trem de pouso em aviões, a única experiência que tive não foi das melhores, sendo que levei 3 noites para conseguir remover tudo.

060

Exemplo de máscara com MultiTak

Há algum tempo atrás tomei conhecimento da Panzer Putty através de um fórum de modelismo gringo. Me interessei e resolvi comprar via ebay, mesmo o preço sendo alto para nós brasileiros (algo em torno de 90 reais a lata). Recebi o produto e resolvi utilizar no meu próximo kit a ser montado: um Spitfire MK IXc 1/72 da Airfix.

Primeiramente apliquei a cor mais clara, para depois fazer o mascaramento com a tal  Panzer Putty.

índice

Cor de base aplicada no modelo

Ao abrir a lata e tocar no produto, a primeira reação foi de estranhamento:

5fb7a827.jpg

Panzer Putty

Parecia uma borracha mole, um plástico altamente moldável,  o qual gruda em superfícies com uma força mínima, e não deixa nenhuma oleosidade nas mãos ou onde quer que ele encoste.

Fiz rolinhos finos para delimitar as bordas da camuflagem, e as partes internas onde não iria a nova cor, preenchi parte com fita Tamiya e parte com a panzer putty. O resultado visual não ficou tão bonito:

 

Ponto do Tom: Ao pintar modelos desta maneira, procure manter o kit em um ângulo de 90º em relação ao aerógrafo. Assim o mascaramento irá ficar perfeito, sem partes mais fortes ou mais fracas nas extremidades da Panzer Putty, ou Multitak.

Apliquei a tinta, e ao retirar, o resultado foi acima de qualquer expectativa quando o mascaramento ficou pronto:


A grande sacada dessa massa é que ela tem a propriedade de se auto nivelar, sendo que na camuflagem, as bordas de divisões entre as cores ficarão sempre bem delimitadas, sem “pontas” indesejadas . Ela também não deixa nada de oleosidade ou marcas na pintura.

A Panzer Putty serve também para mascarar porões de rodas em aviões. Para retirar, basta puxar com os dedos e pronto. As vezes fica um pedacinho grudado em um canto de baixo relevo ou depressão do kit, mas a mesma é facilmente retirada com uma bolinha de Panzer Putty  entre seus dedos, tocando na parte do kit onde o pedaço ficou grudado.

índdddice

Exemplo do uso para mascarar porões

Mais um exemplo, eis o “antes”:

4

Segunda camada de tinta aplicada. Após secar, remova a Panzer Putty.

Pintura finalizada:

 

A Panzer Putty também pode ser utilizada inúmeras vezes. Basta remover do kit e guardar na latinha.Hoje posso dizer que foi um dos melhores investimentos que já fiz no plastimodelismo.

Para mais detalhes e formas de aplicação do produto, acesse o site do fabricante, clicando aqui.

Para adquirir o produto, é necessário pesquisar em sites estrangeiros, como este aqui, uma vez que o produto não é encontrado tão facilmente aqui no Brasil.

Abraços!
12249936_771566906286467_8433698517364983123_nBruno Zeni é engenheiro, tem 35 anos e mora em Curitiba, Paraná. Com experiência de vida na Rússia, Bruno é o consultor do Tom Plasti quando o assunto é a Pátria Mãe. Modelista com foco na aviação militar 1/72, colabora com o com reviews, montagens, tutoriais e conteúdo bibliográfico, com ênfase em equipamentos russos/soviéticos.

Para bater um papo com ele e conferir suas montagens, clique aqui.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s