Como remover a pintura de um kit

sabaoi2Olá pessoal! Quem aí nunca teve problema em uma pintura, teve que removê-la, para depois tentar novamente? Remover a pintura de um kit não é tão difícil, mas exige alguns cuidados.

Antes de começarmos, é importante a análise de alguns pontos:

Para remover a pintura, você irá deixar o kit de molho, portanto exatamente toda a pintura será removida, nenhum detalhe irá ser poupado, nem mesmo os decais, que não poderão ser reaproveitados. Como iremos usar produtos tóxicos (no caso o fluído de freio), é interessante o uso de luvas e óculos de proteção. Durante o processo de remoção, a cola de algumas peças poderá se desfazer, obrigando uma correção na montagem.

Vamos lá?

Tintas à base de esmalte sintético, poliéster, duco (em geral as que não são acrílicas) eu utilizo fluído de freio, encontrado facilmente em oficinas, lojas de autopeças e até mesmo supermercados:

vargas-500x500.jpg

Fluído de freio

É simples de usar, basta submergir a peça dentro de um pote ou balde plástico contendo o produto, e posteriormente, esfregar com uma escova de dentes velha, a tinta sai super fácil. Em alguns casos, massa putty aplicada também pode acabar saindo durante este processo. Normalmente, em uns 10 minutos de contato com o fluído, a tinta já vai sair, mas em alguns casos, é interessante deixar o produto de uma noite para o dia seguinte em contato com o produto.

Vale lembrar que dependendo da peça ou kit, apenas uma garrafa não será o suficiente para deixá-lo submerso.

img_0946.jpg

Exemplo de kit mergulhado em fluído de freio (foto: AMX Brasil)

Tinta acrílica é bem mais fácil e barato de se remover. Basta deixar a peça submersa em um balde contendo uma solução de água e sabão em pó, por pelo menos 24h. Depois, como no processo anterior, basta remover a tinta utilizando uma escova de dentes. As vezes, ao próprio toque, a tinta já irá sair tranquilamente.

baldeagua.jpg

Kit será submerso em um balde com água e sabão em pó

Alguns modelistas utilizam outros produtos, como a soda cáustica, e conseguem bons resultados. Eu, particularmente, fico um pouco receoso de utilizar este produto, por ser bem tóxico. Prefiro usar os dois métodos que descrevi acima, que são simples e funcionais.

Espero que o tópico tenha sido útil, amigo modelista! Conhece alguma outra técnica para remover pintura e gostaria de vê-la publicada aqui? Entre em contato conosco (tomplastibr@gmail.com).

Abraços

 

Anúncios

4 comentários sobre “Como remover a pintura de um kit

  1. Usei um produto em spray da chemicolor, “Removedor de tintas Chemicolor”, a vantagem é dele ser spray. Paguei média de R$18,00 a lata. apliquei e 30 minutos depois a tinta se soltou, gostei muito do resultado.

    Curtir

    • Olá Fernando! Nos testes que fiz aqui, a acetona acabou ferindo demais o plástico. Uns segundos a mais, ela pode deformar o kit inteiro, além de que, a remoção total da pintura (como nos baixos relevos) exige uma imersão do kit na solução removedora. Abraço!

      Curtir

  2. Olá Thiago, meu nome é José Carlos, sou de Recife PE, é a primeira vez que estou visitando seu site o qual tomei conhecimento pelos vídeos do youtube e confesso que gostei muito, sua dica de remover a pintura do kit com fluido de freio e água e sabão em pó eu não conhecia, até então eu só conhecia a da soda cáustica, parabéns pelo excelente trabalho nesse site.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s