Compressor cuspindo água – como resolver

compressor-para-aerografo-reservatorio-3l-sagyma-asw-186-15167-MLB20097167817_052014-FOlá pessoal! Uns tempos atrás fiz um review de dois modelos dos principais compressores para aerografia (que você pode conferir clicando aqui).

Como destaquei naquele vídeo, ambos tem a tendência (mesmo com um filtro) de disparar água na pintura, após um certo tempo de uso contínuo, ou quando o ambiente está úmido. De uma forma simples e barata, podemos resolver este problema.

Vamos lá?

A questão é muito simples. O compressor pode até ter filtro, mas porque não está retendo a água? Ou pior, você vê a agua no filtro, mas mesmo assim o aerógrafo ainda insiste em disparar água junto com o ar. Esta tendência pode arruinar pinturas e trabalhos inteiros, o que seria muito frustrante. Mas porque isso acontece?

A água, quando o motor está aquecido, se condensa, e em forma de vapor, é transportada pela mangueira do aerógrafo. Quando ela se resfria, no meio do caminho, vira água novamente, e é disparada junto com o ar. Existem mangueiras próprias para este problema, como esta abaixo:

SW47

Mangueira com filtro, custa em média R$ 70

Outra alternativa, que também custa um pouco caro, é um filtro próprio para o aerógrafo. Por ser pequeno, ele vai logo na entrada de ar do mesmo:

bd_12_aerografo

Filtro para aerógrafo, vai desde R$ 40 até R$ 70, dependendo do lugar.

Muitos modelistas relatam que este tipo de filtro acaba reduzindo a capacidade de trabalhar com a ferramenta. Pensa só, na hora de uma camuflagem, você ficar com a mobilidade reduzida?

Por isso, sugiro a solução a seguir: O filtro de gasolina!

filtro-de-gasolina-combustivel-fusca-original-vw-na-caixa-10250-MLB20026185066_122013-O

Essa belezinha aqui.

Sim, isso mesmo, um filtro de gasolina de FUSCA! Teoricamente, a gasolina não pode conter nem água nem impurezas, por este motivo o filtro é utilizado. Basicamente nós fazemos o mesmo, porém com o ar.

O que você vai precisar:

-Filtro de gasolina para Fusca (R$ 5)

-Mangueira de Poliuretano (média de R$ 1,20 o metro, sugiro dois ou três metros.)

-Conexões em geral (o preço varia).

Eu sugiro, que com o compressor, o filtro e o aerógrafo em mãos, vá até uma loja de válvulas e conexões. Lá eles irão te vender a mangueira e as conexões corretas, além de instalar tudo pra você. Após fazer este processo, nunca mais tive problemas com água na pintura, o que me deixou extremamente satisfeito e feliz.

Vale lembrar que esta técnica serve para qualquer tipo de compressor, seja ele com ar direto, reservatório, filtro, enfim… É só montar e usar! O filtro vai ter uma validade indeterminada. Alguns modelistas fizeram esta adaptação há mais de 5 anos e ele ainda está retendo a água, outros o trocam assim que ele começa a escurecer.

O passo a passo está descrito no vídeo abaixo:

Anúncios

2 comentários sobre “Compressor cuspindo água – como resolver

  1. Pingback: Compressor cuspindo água – Como resolver

  2. O que acontece é que não há tempo do vapor se condensar no filtro por estar muito perto do compressor, por isto ele condensa na mangueira. Se vc remover o filtro e instalar na parede e uni-lo ao compressor por mangueira o problema é eliminado, eu fiz isto.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s