Escala? O que é isso?

9

1/156 Monogram Boeing 747 Jumbo Jet

Olá plastimodelista!

Você já deve ter visto por aí que muito se fala em escala, e provavelmente viu também que existem várias.

Qual será a ideal para você começar a montar? Isso deve se basear no tipo de modelo que você tem interesse, e o mais importante, no espaço que você tem para expor o kit após o mesmo ficar pronto.

Ao invés de falarmos apenas de escala, vamos analisar uma caixa de kit em geral.

DIFICULDADE: Muitos modelos, como os da Revell, por exemplo, indicam na caixa um nível de dificuldade:

IMG_9614-001

O “2” indica a dificuldade, que vai de 1 a 5. Este kit é da Revell Americana

Se você está começando, é interessante que escolha um kit mais fácil. O fato dele ser mais fácil, entretanto, não quer dizer que o kit é ruim, sem detalhes, bobo ou pior, infantil. Eu estou montando o Avenger acima e estou impressionado com os detalhes! A diferença é que, obviamente, ele irá ser mais fácil de montar em alguma forma. Montei um Spitfire nível 5 uma vez, e o lado difícil dele, por exemplo, era o motor, que tinha a opção de ser exposto. Exigiu bastante trabalho, muito mais do que simplesmente fechar o avião. Normalmente, os kits mais fáceis também são mais baratos, justamente por terem menos peças.

É legal no início escolher um kit mais ‘fácil’ pois você poderá acabar se frustrando com o resultado final, que normalmente exige um pouquinho mais de prática.

MARCA: HobbyBoss? Monogram? Revell alemã ou americana? Pois é, a lista é muuuito extensa.

IMG_7805

Exemplo de kit da Revell Alemã

Futuramente irei fazer um tópico abordando marca por marca, quais as impressões de cada. Quando comecei, preferia kits com uma qualidade maior (menos rebarbas, peças empenadas, etc), e sugiro que façam o mesmo. Porque? Simples, você terá menos frustrações na montagem!

Analise bem o modelo que irá comprar, procure reviews (temos uma seção disso aqui no site, que está sendo atualizada aos poucos), e verifique se o kit é bonzinho. Os pontos que eu sugiro analisar são as linhas de relevo: kit com relevo ALTO normalmente tende a ser mais antigo, o que pode trazer consigo um número maior de rebarbas, além de não permitir técnicas como o washing.

IMG_9626

Relevo alto. Repare as linhas saltadas

IMG_7812

Relevo baixo: repare que as linhas são profundas (afundadas)

Procure por fotos do kit ainda na árvore, desmontado, e analise. Conforme for adquirindo experiência, e sentindo que a coisa está ficando “fácil” demais, você pode partir para um kit mais complexo e difícil, ou comprar um kit antigo e ruimzinho, e tentar deixá-lo o mais bonito possível, é bem divertido e desafiador! Qual marca sugiro para quem  vai começar? Academy, Revell, Tamiya, Trumpeter…

 

Mas que escala escolher? Muitos modelistas preferem trabalhar em apenas um tipo de escala. Isso é interessante pois todos os modelos irão ter proporcionalmente o mesmo tamanho.

5

Kit na escala 1/48

Aí que é o ponto de você analisar o que deseja montar. Em aviação, a escala ‘menor’ é a 1/72, e a ‘maiorzinha’ a 1/48, por exemplo. Em militaria, a escala ‘maior’ é a 1/35. Navios e autos não irei comentar pois não monto este tipo de modelo (ainda). Mas porque coloquei entre parênteses? Porque a escala é relativa! Por exemplo: um Spitfire possui na realidade 9 metros de comprimento. Na escala 1/72, ele terá 12 centímetros (72x menor que o original). Porém, um TU-95 possui na realidade 46 metros. Na escala 1/72, ao lado do pequeno Spitfire, ele terá incríveis 63cm, o que torna ele um gigante! Em alguns caças, é necessário partimos para a escala 1/32 para conseguirmos algo neste tamanho, por exemplo! Por esta razão, os kits de aviação comercial normalmente tem como escala padrão a 1/144.

Ficou na dúvida de como calcular? Clique aqui!

Normalmente os posts feitos por mim (Tom) aqui no site serão mais voltados à aviação, mas qualquer dúvida específica para outras categorias, é só gritar que eu e outros modelistas iremos te ajudar!

Se você mora em um apartamento pequeno ou pretende ter uma coleção grande, talvez você devesse priorizar as escalas menores, como a 1/72. Se você gosta de modelos grandes, como eu, sua escala poderá ser 1/48 ou 1/32.

Algumas das escalas disponíveis são:
– Carros : 1/12, 1/16, 1/20, 1/24, 1/25, 1/32, 1/43 e 1/87
– Aviões: 1/24, 1/32, 1/48, 1/72, 1/144
– Navios e Sci Fi têm sua própria escala, assim como figuras e trens.

Basicamente é isso!

Boa montagem, ou boa pesquisa quanto aos kits que irá adquirir! 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s