Tutorial – Pintura simulando madeira

Camel32_zps3cea0a9fOlá pessoal! Nosso amigo Hary Herbert, de Curitiba, criou um tutorial muito bacana de como simular pinturas de madeira, muito utilizadas em hélicas e cockpits de aviões da Primeira Guerra Mundial.

 

Vamos aprender?

A técnica é explicada pelo próprio Hary, que fez um tutorial para o fórum Coladores de Plástico, e autorizou a reprodução aqui no Tom Plasti:

” Resolvi postar um tutorial mostrando como cheguei ao resultado da pintura simulando madeira. Usei essa tecnica para a pintura da hélice do Camel que montei.

Material utilizado:

DSCF1079_zps76850a1f

Tintas vermelha e amarela, betume de judéia e diluente (ecosolv)

Para essa textura não usei o aerógrafo, e sim, pincel e esponja, justamente para não ficar perfeito, esta é a idéia. Usando um pincel chato e não muito macio, comecei a pintar horizontalmente o amarelo, sem me preocupar em pintar reto, até preencher a área escolhida.

1

Esperei quase ficar seco e comecei a pintar com o vermelho por cima. Fui aplicando aos poucos pra ver a tonalidade que eu queria, um alaranjado.

3.jpg

4.jpg

5.jpg

Deixei secar bem. Depois diluí o betume de judéia com ecosolv, beeeem diluído.

6.jpg

Peguei um pedaço de espoja, dessas de cozinha (pode ser um pincel também):

7.jpg

Molhei a parte amarela da esponja no Betume, retirei um pouco do excesso em uma toalha de papel e comecei a passar por cima do laranja

8.jpg

9.jpg
Quando falei que usei o betume bem diluído, é que ele vai querer começar a tirar a tinta alaranjada, e assim a mistura começa a ficar boa.

11.jpg

12.jpg

Quando cheguei perto do efeito que eu queria, dei algumas passadas de leve com o outro lado da esponja ( mais grosso) para criar as estrias e finalizar o processo. Se quiser menos estrias, passe o lado macio da esponja novamente.
E o resultado ficou assim:

13

É isso aí galera, existem outro meios para se fazer esse efeito, mas esse achei bem fácil. Aqui são outros teste que eu tinha feito:

14.jpg

Até a próxima, Hary.

 

Deixo aqui meu muito obrigado ao Hary Herbert pelo brilhante tutorial!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s