Como fazer chipping (lascas na pintura) utilizando espuma

146-hatch-chippingNosso amigo e correspondente Doug Voador ensina neste tutorial simples e didático como fazer o efeito conhecido como ‘chipping’, que seriam as lascas de pinturas, como na foto ao lado. Tá afim de aprender?

Então confira mais esta super dica!

Olá galera.

Já vi inúmeros tutoriais sobre o assunto chiping, traduzindo, lascados na pintura, existem a técnica do sal, técnica do hair spray e várias outras menos conhecidas, porém a que mais que adaptei foi a técnica usando espuma e tinta simulando a pintura de fundo usada no veículo ou aeronave.

Nesta técnica utilizo uma pinça comprida, um pedaço de espuma fita crepe e a tinta que vai simular o “fundo” da pintura.

Eu corto um pedaço de 0,5X0,5 cm de espuma (usa da espuma de lavar loucas mesmo) com a pinça “pego” o pedaço de espuma deixando ele em uma forma arredondada e com a fita crepe eu prenso a pinça a forçando a deixar a espuma presa em sua ponta.

5

MODO DE APLICAR: A técnica consiste em molhar a espuma na tinta e retirar todo o excesso em um pedaço de papel toalha, depois vou encostando a espuma nos locais em que presumo que ali a tinta estaria descascada em um modelo real do veículo. Dá pra fazer com qualquer tipo de tinta, mas de preferência, use o mesmo tipo que utilizou na pintura do modelo (exemplo: pintura esmalte use tinta esmalte para a técnica).

Um dos segredos desta técnica e usar pouca tinta e ter uma pinça boa e comprida pois isto vai evitar o exagero do efeito.

Resultados obtidos em minhas montagens.

Tutorial escrito por Douglas Andrade para o Fórum Coladores de Plástico.

Anúncios

Um comentário sobre “Como fazer chipping (lascas na pintura) utilizando espuma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s